domingo, 12 de setembro de 2010

a estudantina depois de 1870


ESTUDANTINA 1896


TROUPE 1908 Pegando nesta foto os nomes da esquerda para a direita , de pé :

- Joaquim Balunta , Augusto Pereira Rosas , José Rosas ( do Néo) , Joaquim Moreira da Silva , Chico da Monte , Manuel Coelho Relvas , Joaquim Ferreira Macedo , Manuel Leite e José Maria Pereira da Rocha . Sentados :

- António Almeida e Sousa ( o Cortador ), Joaquim Alves da Rocha , José Marques Serra , o Gramacho da Farmácia , Miguel da Modiga , António do Mitra , Augusto Sá dos Reis e o Zé da Quinta ( Pêra Doce ). As crianças da foto sentadas : Luís da Rola e o Dica da Rola.

A ESTUDANTINA foi sempre vista como a menina dos olhos dos padres que nos paroquiaram de 1865 a 1902 : padre José Henrique da Silva , padre Castelões , padre Caetano Fernandes , Padre Domingues Adriano e padre Manuel Nunes de Campos , mas com a chegada em 1903 do padre Celestino mudou radicalmente , pois este tinha ideais políticos , chegando a exercer os cargos de presidente da junta , juiz de paz e a de padre ; o problema girou em torno da sua preferência pelos membros afectos do regime Monárquico , onde se encontrava Joaquim Macedo , conflituando com os afectos á causa republicana onde perfilava Joaquim Alves da Rocha , chegando a meter bedelho na Tuna , apoiando o seu preferido para ser Mestre da mesma . O caso atingiu tais proporções que conduziu ao fim da Tuna ESTUDANTINA no ano de 1908 , músicos apoiando cada um o seu mestre e uma rivalidade inusitada fez com que aparecesse a ideia de formação de outra tuna rival , sendo criada em 1909 por intermédio de Joaquim Alves da Rocha e dos seus apoiantes , a NOVA TUNA de Paços de Brandão . Mas um episódio acelerou tudo isto , que se tratou da inauguração da então novel Caminho de Ferro da Linha do Vouga , onde as divisões entre a população ficaram evidentes , com a desavença entre o abade Celestino e o então Comendador Leal , onde o protocolo da vinda do rei D.Manuel II constituiu o maior flope da localidade , com uma população a aguardar a chegada do monarca e o comboio nem sequer parou. Este episódio acelerou a contestação que se seguiria da população contra o padre e o fim da tuna Estudantina.


Sem comentários: